Meu, seu ou nosso?
Para que os pequenos aprendam a conviver socialmente, é preciso desenvolver a noção do que é pessoal e coletivo
Anderson Moço (novaescola@atleitor.com.br)
Foto: Marcelo Almeida
EU E MEU ESPAÇO Na CEMEI Uberaba,
todos têm um lugar certo para guardar
seus pertences.
Fotos: Marcelo Almeida
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Reportagens
* Hora de se conhecer
* O que não pode faltar na creche
* Assim se forma a identidade
Plano de aula
* Atividade permanente: Pessoal e coletivo
Foto: Marcelo Almeida
EU E EU MESMO Com fotos individuais,
os pequenos aprendem a se reconhecer
e identificar os colegas
Quando as crianças começam a frequentar a creche, saem de um universo em que toda a atenção da família é dedicada a elas e passam a ter de dividir o cuidado dos adultos e os objetos a sua volta com vários colegas. Esse é um momento importante a ser explorado, pois é quando se iniciam a formação da identidade e o saber do que é de posse pessoal e coletiva. "Até então, elas não se veem como alguém que existe por si só", explica Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para fazer com que a turma desenvolva os conceitos de identidade e de sociabilização, é preciso estabelecer algumas atividades rotineiras, como trabalhar com fotografias das crianças. Uma boa forma de usá-las é montar um cartaz com elas, acompanhadas do nome de cada um. Aliás, para trabalhar com crianças dessa idade, usar esse tipo de imagem pode ser útil para que elas diferenciem o que lhes pertence do que é propriedade de todos (leia atividade permanente). O armário onde as mochilas e os materiais são guardados, por exemplo, deve ser organizado de tal modo que cada uma tenha seu espaço identificado com sua foto. É assim que funciona na CEMEI Uberaba, em Curitiba. "Todos já sabem que não se pode pegar as coisas que estão no espaço que é do colega sem pedir antes", conta a educadora Raquel Pereira Costa.
Intervenções ajudam a aprender como compartilhar o material
Os pequenos precisam entender também que tintas e papel, entre outras coisas, devem ser socializadas. Guardar tudo isso em caixas coletivas é uma boa saída. É fundamental intervir para que todos aprendam a compartilhar esses objetos. As regras a esse respeito devem ser validadas sempre. Nesse processo, muitos vão chorar e brigar com os colegas. É seu papel mostrar que o comportamento não é adequado e fazer com que os envolvidos participem da resolução. "Isso é de todo mundo. Que tal você ficar com uma folha e dar outra ao seu colega?" O dia do brinquedo na escola é outro momento rico para explorar a noção do que é individual. "As famílias devem ser orientadas a deixar os filhos levarem somente o que pode ser usado por todos", recomenda Karina. Com essas atitudes, você vai ajudar os pequenos a compreender como agir para viver (bem) em sociedade.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
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Legal seu plano de aula! Um abraço Anelisa
ResponderExcluirBom Dia July!
ResponderExcluirAdorei esse texto, afinal nesta faze de adaptaçoes, é muito importante que as crianças sejam direcionadas a aproveitar de maneira positiva a fase em que se encontra; a ideia das fotos, é realmente muito boa, faz surgir de fato a noçao de pertence e a noção do coletivo (o que é complicado nesse periodo...). É uma pena que muitas educadoras ainda nao tenham essa consciencia, e com isso acabam deixando de desenvolver noçoes tao basicas com as crianças, não é mesmo?!
Adorei seu blog!
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